quinta-feira, 1 de janeiro de 2009



Fonte de Cima


As Fontes

Eu sou a Fonte de Cima
Da Fonte de Baixo amiga
Tenho tanque e uma bica
E já sou muito antiga

Água pura e bem gostosa
Ofereci já a muita gente
Enchi cântaros e jarros
E dei alívio ao doente

Noutros tempos à noitinha
Ouvi risos de namorados
Brincando com a rodilha
Esperando encher, sentados

No meu tanque bebiam
Os burros antigamente
Conduzidos pelos donos
Caminhando lentamente

Na noite de São João
Os rapazes me enfeitavam
Com as flores mais bonitas
Que, das janelas, tiravam

Arco de rosas vermelhas
Junto de mim colocavam
De manhã, vindo à Fonte
As pessoas se admiravam

As meninas ao descobrirem
Ali seus vasos preferidos
Perguntavam a si mesmas
Quem seriam os atrevidos

Nunca me cansei até hoje
Sempre água boa ofereço
Este desprezo que me dão
Penso que não o mereço

Minha amiga Fonte de Baixo
Partilha da minha opinião
Tanta água tão fresquinha
Merecia muito mais atenção

Aqui pedimos, nós duas
Muito tristes e a chorar
Acabem com esta tristeza
E mandem-nos restaurar

Sem comentários: