quarta-feira, 29 de outubro de 2008



Forno Comunitário Antigo

Este Forno Comunitário situa-se na rua principal do Povo de Rio de Mel.

Aqui se cozia e ainda coze, a boroa de milho para toda a semana. Também se faziam as broínhas doces e se assavam os borregos, os cabritos e os coelhos para os dias festivos.

A bôla era recheada de sardinha, bacalhau ou chouriça e era de "comer e chorar por mais".

Assavam-se as batatas com a pele, espetadas em arames, e o bacalhau que era a comida dos pobres.

Davam-se murros nas batatas para se esborracharem, desmanchava-se o bacalhau, misturava-se tudo numa bacia de barro com alho picado e muito azeite e servia de ceia no dia de cozer o pão (boroa).

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo seu trabalho, o site está muito bonito, cheio de coisas interessantes e motivantes.

Nota-se que sabe muito sobre o rio de mel e que tem grande prazer ao falar dele, ao dar a conhecer aos outros o nosso belo rio de mel.

Acho também muito interessante o facto de não se dar a conhecer.

beijinhos

Anónimo disse...

Tenho de dar os parabens ao anomino ou anomina que eleborou o site, está de facto muito bonito, mas gostaria de dar esta informação que também acho interessante e, para não se continuar a prstar infornações erradas. Efectivamente exite um forno na aldeia, ou melhor existe muitos, actualmente cada casa já tem um, mas este a que se refere o site não é comunitário, acontece que o antigo proprietário quando o adquiriu logo lhe foi reconendado que tereia de continuar a deixar " cozer" os seus familiarers, ou seja os irmãos.
Cumprimentos.